quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

"I don't wanna do homework, I wanna watch the history"

Ver a historia acontecendo. Ver um sonho de alguns sendo concretizado. Ver um negro na " Presidencia do mundo". Como isso me atinge?
Foi estranho estar aqui nesse momento.
O meu historico sobre tomada da presidencia se restringe a posse do Lula em 2002/2003, o que foi muito mais caloroso do que a posse do Obama, vamos combinar.
Para mim, a comparacao entre Lula e Obama e inevitavel. Os dois vieram de uma parcela discriminada em seus respectivos paises, mas me surpreende mais o Lula ter chegado a presidencia do Brasil, do que o Obama a presidencia dos EUA. Obama, como qualquer americano, teve muito mais oportunidades que eu, imagine quanto a um retirante nordestino.
Isso explica porque nao foi tanto big deal para mim.
Mas ao mesmo tempo eu entendo a diferenca entre a historia dos negros no Brasil e nos EUA, e como Obama simboliza tudo o que exclusao nesse pais: o negro, o arabe, o imigrante.
E ao mesmo tempo simboliza tudo aquilo que os Estados Unidos propagam como a sua historia e ideal: liberdade, oportunidade e uniao de diferentes povos. E so quando voce entra e vive aqui e voce percebe que este pais e feito de gente de toda parte do mundo e de como essas diferentes culturas dificilmente se misturam. E acho que este e o ponto principal da eleicao de Obama. Ele veio dessa mistura, que no fim, representa todos aquele que, de uma forma ou de outra, sao americanos.
Para aqueles que tinham o sonho de ver essa uniao acontecendo em seu proprio pais foi a coisa mais importante que poderia ter acontecido. Foi bonito ver minha host chorando de emocao junto com a Beyonce. A frase ai do titulo e dela. E a consciencia de que o sonho deles esta se tornando realidade e so para ressaltar, esse dia vai ficar na historia.





Para ilustrar, o momento mais romantico, com a musica mais linda, a performace mais show de bola de Beyonce, e que rendeu o comentario mais legal que eu ouvi ate agora, vindo de um desses apresentadores de talk show que eu nao sei o nome: " Na posse de um presidente negro, nao podia existir uma danca mais branca". That is what I'm talking about.


Vamos ver como vai ser daqui pra frente. Foi tudo muito lindo, muito glamuroso, varios famosos ...( vi a Courteney Cox dando entrevista ao vivo. Ra... to nos USA people... hahahaha).

3 comentários:

Rafaela Freitas disse...

Esperança é de graça! Ser um presidente melhor do que Bush é fácil. Ser salvador da Patria, por outro lado, é impossível.

Obama invoca Luther King, mas sabe que não será "o cara". tem tudo para melhorar, mas não será a nossa redenção!

Regina Falangie disse...

Obama, Obama, Obama... Bla, Bla, Bla

Small pleasures of life disse...

obama, michelle e beyonce arrasaram!
acho que antes de ser salvador, rastro de luther king ou qualquer outra coisa, ele tem a certeza que a única coisa que pode "salvar" esse país é uma boa liderança! e isso ele pode. a segurança dele com certeza vai mudar esse país pra algum lugar. pra melhor, pq pior que isso não fica.